O que nunca te contaram sobre a água

0 Shares
0
0
0
0

Para começar, precisamos que você saiba de algo que, provavelmente, nunca te contaram. “Água definitivamente não é tudo igual!” Existem águas que deixam você mais saudável, outras que não fazem absolutamente nada e, inclusive, algumas que podem te deixar doente.

Quer ver? Vamos fazer um jogo rápido, olhe atentamente a imagem abaixo e responda: Qual a diferença entre esses quatro copos de água?

INSERIR AQUI UMA IMAGEM COM QUATRO COPOS DE ÁGUA IGUAIS

Você consegue diferenciar apenas olhando? Parecem iguais, não é mesmo? Mas podemos garantir que esses quatro copos são COMPLETAMENTE diferentes entre si e apenas um deles é o que você deveria consumir.

SUA PROFESSORA TE ENSINOU ERRADO!

Existe uma lição nas aulas de ciências que nos ensinam errado e acabamos levando para a vida toda.

“A ÁGUA BOA É AQUELA INSÍPIDA (SEM SABOR), INODORA (SEM CHEIRO) E INCOLOR (SEM COR)”

Você aprendeu isso, não é mesmo? E há uma grande chance de você ainda acreditar nisso. Mas, infelizmente, saiba que você foi enganado. Esta é realmente uma métrica de qualidade de água, mas não é nem perto de ser o bastante. Você precisa saber muito mais do que isso para não cair em uma armadilha.

COMO DIFERENCIAR CADA TIPO DE ÁGUA

Se nem toda água é igual e não basta conferirmos se ela está sem cheiro, sem cor e sem sabor, como ter uma saúde completa através da água? Bem, primeiro você precisa conhecer os 4 tipos de água que estavam nos copos do jogo anterior.

ÁGUA DA TORNEIRA

Esse é o clássico que chega à esmagadora maioria dos lares brasileiros. Você abre a torneira de sua casa e lá está ela, tratada, com pH neutro e, em tese, pronta para o consumo. Mas, você sabia que a água que chega por esse meio, não deveria ser consumida? Pelo menos não sem antes passar por um tratamento extra.

Sabemos que as estações de tratamento fazem a desinfecção da água, mas para isso são usados produtos químicos perigosos e nocivos que podem minar toda a sua saúde. Um grande exemplo disso é o cloro, que é fundamental no processo de limpeza da água, mas JAMAIS deve ser consumido. Além disso, a água é transportada através de encanamentos que, muitas vezes, não possuem manutenção constante, ou seja, poluem a água.

Para você ter ideia, em 2019 o governo brasileiro fez um estudo que identificou mais de 26 venenos agrícolas presentes na água das cidades brasileiras, algumas localidades apresentaram TODOS os 26 agrotóxicos testados na amostra.

Junto com o cloro e as contaminações que já mencionamos, você pode ingerir, através da água da torneira, metais pesados, plástico, coliformes fecais e outros contaminantes que trazem doenças, inclusive crônicas, como distúrbios hormonais, problemas gástricos, diabetes, hipertensão e uma baixa hidratação, aquela sensação de beber muita água e continuar com sede, sabe?

Então, por mais que a água da torneira seja barata e prática, ela traz uma quantidade absurda de problemas e riscos, é uma opção mas, definitivamente, não é a melhor!

FILTROS COMUNS

Se a água que chega às nossas torneiras não pode ser consumida diretamente, o ideal é tratá-la com um filtro, certo? Sim! Mas, qual filtro?

Ter um filtro em casa é uma forma de reduzir o impacto negativo dos problemas causados pela água comum, o problema é que a maioria desses aparelhos não atende, nem mesmo, as características mais básicas necessárias para o bom funcionamento deles, ou seja, passam uma falsa sensação de segurança.

Alguns modelos não fazem uma filtragem satisfatória, eliminando uma quantidade muito baixa dos contaminantes que você deseja retirar da água. Por outro lado, existem filtros (como os de osmose reversa) que conseguem eliminar TUDO o que está na água, deixando ela absolutamente pura. Você pode achar que esses são os melhores exemplares de filtros, mas esse é um erro muito comum.

Você precisa compreender que água pura é diferente de água morta. Os processos desses purificadores que eliminam tudo são responsáveis por retirar as características boas da água, ou seja, fazem com que ela deixe de nutrir seu corpo, ficando sem minerais e antioxidantes, e isso é algo que você não vai querer.

Quando a água fica “morta” ela deixa de repor os minerais que perdemos através do suor e da urina e isso pode trazer sérias consequências como osteoporose, problemas cardiovasculares, danos aos rins e pode até mesmo levar à morte por baixa concentração de sódio no organismo.

Então, um bom filtro é equilibrado, elimina o que há de ruim na água mas mantém os ingredientes fundamentais. Um ótimo filtro faz ainda mais do que isso, transforma a água comum em um “superalimento”, mas isso veremos mais pra frente

GALÕES, BOMBONAS E GARRAFAS

Uma opção que é queridinha dos brasileiros é a compra de água engarrafada, a famosa “água mineral”. Esse tipo de água é, realmente, uma opção viável e saudável, mas que esconde dois graves problemas: As falsificações e o péssimo armazenamento.

FALSIFICAÇÕES

Existe toda uma rede de falsificadores de água mineral. São criminosos que vendem galões e bombonas lacrados como se fossem de grandes marcas, mas na verdade só estão engarrafando água da torneira com produtos químicos que mascaram a presença de cloro. Ou seja, você acha que está comprando uma água mineral saudável e segura e, na verdade, está levando para dentro de casa uma água sem qualquer tipo de procedência ou fiscalização.

PÉSSIMO ARMAZENAMENTO

Mesmo as águas “originais” sofrem com um processo logístico mal feito. Tudo começa pela embalagem. Galões e bombonas são fabricados em plástico que contém BPA (Bisfenol A) um composto químico cancerígeno que é conhecido por desregular todo o sistema endócrino. Esse composto é proibido em dezenas de países, mas no Brasil a única limitação é para produtos infantis.

Os vasilhames de água  são transportados por caminhões que podem não ter a estrutura adequada, o que leva ao superaquecimento das embalagens e a consequente contaminação por microplásticos e BPA. Sem contar os estoques de armazenamento, que podem ser locais superaquecidos, sem ventilação e com alta insalubridade.

Como se esses dois problemas já não fossem suficientes, existe ainda a questão da acidez. Boa parte das águas engarrafadas possui um pH muito abaixo do recomendado, ou seja, são ácidas e deterioram a saúde do nosso organismo.

Por fim, temos a contaminação do meio ambiente, imagine quantas toneladas de plástico são descartadas na natureza anualmente apenas por causa dos resíduos gerados pela comercialização de embalagens plásticas de bebidas. Isso gera um ciclo vicioso, o plástico vai parar na natureza, contamina os mananciais de água pura, as empresas extraem essa água já contaminada e colocam em novas embalagens plásticas. Um verdadeiro horror!

FILTROS PURIFICADORES DE ÁGUA ALCALINA IONIZADA

Finalmente chegamos naquela que é a solução definitiva para ter uma água de qualidade, segura e saudável em sua casa ou escritório, a água alcalina ionizada. Como você já viu até aqui, não basta a água comum ser tratada, ela precisa ter características específicas que farão dela, verdadeiramente, saudável. Vamos conhecê-las?

SER PURA NA MEDIDA CERTA

Nada é mais importante na seleção da água do que sua pureza. Tomar uma água contaminada é extremamente perigoso e pode levar à morte. Mas como já mencionamos, é preciso que o tratamento elimine apenas os itens nocivos como contaminantes biológicos (vírus, bactérias, protozoários), físicos (metais pesados, resíduos sólidos, plásticos) e químicos (cloro, agrotóxicos, flúor).

SER RICA EM MINERAIS

Os minerais são elementos essenciais para a vida e precisam ser consumidos diariamente. Qual melhor forma de fazer isso do que através da água? Por isso, a água ideal precisa ter um mix de minerais como cálcio, potássio e magnésio. Este último, inclusive, merece maior destaque já que é considerado um dos minerais mais importantes para a vida, mesmo que ele não seja encontrado naturalmente no nosso país. Para você ter uma ideia, o magnésio é responsável direta ou indiretamente por mais de 300 funções biológicas.

SER VERDADEIRAMENTE HIDRATANTE

Você já teve a sensação de beber uma quantidade grande de água e continuar com sede? Se sim, esse pode ser um sinal de que a água que você estava consumindo, não era a ideal. As águas comuns possuem vários contaminantes que reduzem drasticamente o poder de hidratação, ou seja, não combatem a desidratação e, por vezes, podem acabar agravando esse quadro. A água perfeita precisa ser hidratante de verdade, para que leve os nutrientes para o núcleo de cada célula e possibilitar o bom funcionamento do corpo.

SER ALCALINA

Você sabe o que é pH? pH é uma escala que mede a acidez ou a alcalinidade de uma substância, ela é medida em números de 0 a 14, onde quanto mais próximo ao 0 mais ácida é a substância e quanto mais perto de 14 mais alcalina. O número 7 é considerado neutro, ou seja, nem ácido, nem alcalino.

Nosso sangue é levemente alcalino, ficando entre 7,35 e 7,45, e isso é imutável, se esse pH descer a pessoa sofrerá de acidose e se subir o mal será a alcalose. Não importa o que você coma ou beba, nada vai interferir diretamente nesses valores, já que o corpo possui ferramentas próprias para sempre se manter em equilíbrio.

Bem, se nada altera o pH do sangue, qual o benefício de se beber uma água alcalina? 

O corpo precisa de uma grande reserva alcalina para manter o pH do sangue equilibrado, quando o pH começa a cair o corpo busca minerais alcalinos em algum lugar para poder compensar essa perda. E sabe de onde ele vai retirar esses minerais? Dos seus ossos! Então, a água alcalina oferece uma alternativa ao organismo para que ele tenha de onde tirar os minerais para se manter saudável.

Além disso, doenças têm uma maior propensão em se instalar em meios ácidos, ou seja, manter um organismo com um bom equilíbrio alcalino pode ser a chave fundamental para o combate aos males e fortalecer seu sistema imunológico

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *